Há alguns anos, muitas empresas e profissionais liberais começaram a realizar seus trabalhos de forma remota. Esta modalidade permitiu que profissionais fizessem seus horários, trabalhassem em empresas que não possuem uma sede na mesma cidade ou país em que residem, além de otimizar o tempo da realização das tarefas.
Em 2020, com a chegada da pandemia do Coronavírus, muitas empresas se encontravam despreparadas para este avanço e a partir disso, foram obrigadas a manter o distanciamento social e ter a tecnologia como grande aliada.
Mas afinal, além do distanciamento social, quais os benefícios do home office?
São inúmeros, tanto para a empresa quanto para o colaborador. O home office mais do que uma questão de sustentabilidade, será uma opção pelo bem-estar dos colaboradores. Além disso, ele aumenta o engajamento, a produtividade, o sentimento de pertencimento e orgulho do colaborador. Podemos pontuar:
- Aumento da produtividade;
- Redução dos custos;
- Eliminação das barreiras geográficas;
- Melhor qualidade de vida aos colaboradores;
- Atração e retenção de talentos de qualquer lugar do país ou do mundo.
Com todos os benefícios vistos acima, e levando em conta que ele será uma tendência muito em breve: a sua empresa está preparada para o trabalho remoto?
Você deve levar em consideração a cultura da empresa, e se favorece a implantação de trabalho home office. Mesmo que seja o desejo de muitos colaboradores, após a pandemia, a empresa deve decidir se manterá ou não o trabalho remoto. É necessário possuir um líder que consiga fazer uma gestão por resultados, uma equipe preparada com seus papéis e responsabilidades definidos, metas estabelecidas e comunicação clara e frequente. Lembrando que, deve-se acompanhar de perto todos os resultados.
>> Leia também: A tecnologia vai tomar o lugar do contador?
Para ficar por dentro das tendências, continue nos acompanhando por aqui e em nossas redes sociais, @rianellicontabilidade.
Até breve!